“a atitude economicista (avaliar todo o tipo de actuações em termos de racionalidade económica) é inaceitável em relação a muitas actuações justamente porque elas não fazem parte do “económico””
Ou então fazem..e..
“todas as relações sociais e até os sentimentos humanos são mercantilizáveis e têm o seu preço, já que são sempre susceptíveis a uma análise benefício e custo”
Por mais que a primeira frase seja 'evidente', a segunda faz com que a primeira se me afigure como uma utopia.. .já se torna para mim difícil conceber um sentimento não sentido economicistamente..tanto se fale em amor..ou em auto-realização..ou outro.. .
Não sei até que ponto um sentimento racionalizado continua a ser um sentimento puro..
Se eu me permito estar com uma pessoa que me faz mal só porque me faz bem, se me permito ter sentimentos por ela só porque os benefícios são superiores aos custos, estou a ser economicista .. mas estou a ser racional? .. por princípio não deveria permitir-me ter esse relacionamento com essa pessoa já que me faz mal, por mais que tenha mais a ganhar do que a perder..por respeito a mim mesma ..a partir do momento em que o auto-respeito perde valor enquanto há lucro estou-me a corromper, por estar a ir contra os meus valores..não estarei se não aceitar os custos insuportáveis existencialmente mesmo havendo lucro..
A forma economicista de pensar nas coisas dá-nos racionalidade por um lado e tira-no-la por outro, ou então só nos dá racionalidade se aceitarmos que os nossos sentimentos sejam corrompidos..ao ponto de darmos por nós a não sabermos o que é o amor, ou a amizade, ou a auto-realização, ou outro.. .ao ponto de acharmos absurdo apreciar um pôr-do-sol, ou cheirar uma flor durante mais tempo do que o simples impulso de a cheirar..[afinal apreciar isso não trás benefício nenhum, só custos de tempo.. .a menos que traga um benefício determinante, porque o sentimento em si é um estado que se perde se não for impresso, e que não serve para nada se não for bem impresso..]
Mas..tal como se podem suportar custos que são atentados à dignidade só por existir lucro, é possível suportarem-se prejuízos só porque o benefício nos faz sentir puramente..
Sentir puramente..que palavrão! Tão grande quanto “racionalizar as emoções” .. e é tão legítimo um como o outro como a fusão dos dois..tudo é legítimo..temos as três capacidades, não está pré-definido o que faz de nós mais humanos.
Se “racionalizar as emoções” fosse desumano por só se usar a razão, o seu oposto também o seria por só se usar a emoção..claro que a (con)fusão é inevitável..mas há a tendência para se 'apostar' no que predomina, fazendo-o predominar ainda mais.. .em termos de sobrevivência social a primeira é a mais eficaz.
Se “racionalizar as emoções” fosse desumano por só se usar a razão, o seu oposto também o seria por só se usar a emoção..claro que a (con)fusão é inevitável..mas há a tendência para se 'apostar' no que predomina, fazendo-o predominar ainda mais.. .em termos de sobrevivência social a primeira é a mais eficaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário